“Uma forma de devolver a inspiração que eu tenho lá...”

Xícaras
Lenço
Em abril de 2006, o Maestro John Neschling e a Fundação OSESP convidaram Clary Elage, da Zona D,  para montar a loja da Sala São Paulo com produtos exclusivos. Ao criar o conceito da loja e obter o licenciamento da marca OSESP, a Zona D firmou alianças para o desenvolvimento de produtos com Paulo von Poser (artista plástico), Romulo Fialdini (fotógrafo), OZ Design (projetos gráficos) e Renata Porto (joalheira).

A melhor sala de concertos da América Latina está intimamente ligada à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP - principal referência da música sinfônica do País e modelo de excelência em todo o mundo. Enquanto você lê esta matéria a orquestra está em turnê, que inclui 16 apresentações em países europeus durante o mês de março de 2007. É nesta atmosfera inspirada que fica a nova loja da OSESP por Zona D.

Mas como foi para os designers criar para este espaço tão especial? Segundo a equipe da OZ Design, o desafio era mostrar a OSESP de forma conceitual, de forma facilmente reconhecível pelo público freqüentador da sala. Para atingir este objetivo, a OZ criou 3 linhas, baseadas nas partituras, na orquestra e nos músicos.

Escultura
O artista plástico Paulo von Poser tem realizado seus desenhos durante os ensaios da orquestra. Von Poser descreve a experiência: “A procura da perfeição é impressionante, o rigor, a disciplina clara. Os músicos numa sintonia precisa, exultantes. Para mim está sendo uma outra escola de arte”. Noutro momento Paulo comenta: “o desenho vai ser usado para presentear, para usar em casa, é uma forma de devolver para a OSESP a inspiração que eu tenho lá”.

Para a joalheira Renata Porto o grande desafio foi criar peças ligadas à música, mas que não fossem óbvias: “fiz peças inspiradas na arquitetura da sala, na música e especialmente sobre o silêncio”.

Rômulo Fialdini sintetiza assim o que foi criar para a loja da OSESP, "notas musicais, instrumentos, ensaios e arquitetura, uma mistura maravilhosa para inspirar um fotógrafo".

Nossos vizinhos não podiam ser melhores. De um lado, a loja Clássicos atende aos mais exigentes audiófilos com CDs, DVDs, livros e partituras, e do outro a Dulca com café e doces. Marque na sua agenda, venha ouvir uma das grandes orquestras do mundo e conhecer a nova loja da Zona D, Estação da Luz, s/nº.
Agenda Bolsa Porta CD

← voltar às notícias