Nova Jóia

Nova Jóia

Partindo da premissa de que a jóia contemporânea pode  unir essência e aparência, as designers Bettina Terepins e Mirla Fernandes,  em parceria com Andrea Elage da ZONA D, idealizaram e montaram o  projeto NOVA JÓIA.

A jóia hoje pode e deve revisitar conceitos, inovar sendo: diferente, inteligente, engraçada, inesperada, provocante e mais do que nunca , bela. A  jóia contemporânea valoriza o ato criativo expressivo e insufla um novo simbolismo ao ornamento. É um meio  eficaz e sutil de expressão.

Existe hoje um crescente movimento  de diluição de limites: artistas  plásticos que fazem arte tendo como  referência o design, designers que fazem objetos com conteúdos artísticos. Transposição de fronteiras: essa é a tendência mundial que pretendemos estimular com o nosso projeto.

PRIMEIRA EDIÇÃO : MAIO 2007

Abrindo o projeto, apresentaremos os intrigantes trabalhos de Renata Porto e Mariana Dupas.

Ambos mergulham na essência da joalheria, porém não se limitam às suas tradicionais fronteiras. O uso de outras mídias (fotografia, literatura) vai além de meros recursos ilustrativos, aparecem aqui completamente absorvidos e integrados nos trabalhos.

Das misturas surgem outros universos que falam o assunto da jóia, mas em outras línguas. Trabalhos que se apresentam como novas perguntas sobre o que é a joalheria, afinal, hoje.

Mariana Dupas MARIANA DUPAS

A [À] Flor da Pele

Proponho um garimpo do corpo, um resgate da real identidade individual. A pele, superfície mutante que capta, comunica e registra, revela o corpo sutil, próprio e original. Tatuada de histórias e significações, aqui ela se materializa em jóia.

Jóia de con-tato.

Breve histórico da designer:

Mariana Dupas é formada arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP, especializou-se em Gemologia com Rainer Aloys Schultz-Güttler pelo Instituto de Geociências/USP (2001.

Participou das exposições “Abitare Il Tempo” (Verona, Itália, 2000),  “NoTech Design” (MuBE/Tok&Stok, SP, 2001) e “notechdesign: Use and Reuse in Brasilian Young Design” (Embaixada do Brasil. Roma, Itália - 2003). Em 2002 foi classificada no Concurso Designer Fórum AngloGold Brasil na categoria Young & Cool e, em 2004, foi finalista do Concurso de Jóias Goldsign – The Ultimate Jewelry Award by Vogue Gioiello (Milão, Itália).

maçã RENATA PORTO

Seduza-me

“O amor quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p´ra ela,
Mas não lhe sabe falar.”
(Fernando Pessoa)

Uma pintura, uma tragédia, uma história de encantamento, repulsa e dor, uma vontade de seduzir. Jóias para amar, para expressar e revelar.

Inspirado em Salomé e João Batista peças para alimentar e provocar a fantasia e os desejos dos que amam.

Breve histórico da designer:

Renata Porto, formada em Desenho Industrial com especialidade em joalheria pela Ar.Co Lisboa - Portugal. Selecionada para participar da III Bienal de Joalheria Contemporânea em Nîmes, França. Participou do Brasil Faz Design em Milão, Itália e do X Simpósio Ars Ornata Europeana no Museu de Arte Antiga em Lisboa, Portugal. Participou da I Bienal de Design em São Paulo. Desenvolve seu trabalho em seu atelier em São Paulo desde 1996.

← voltar às notícias