Designers

Rogério Medeiros

As fotos da série Entre a Terra e o Mar são, em parte, uma imersão nas razões que me fizeram fotógrafo: registrar minhas opções visuais do mundo ao redor. Vivendo no Brasil e tendo passado boa parte de minhas experiências de infância e adolescência na praia fez com que a escolha do tema fosse naturalmente encaminhada para a exploração das possibilidades fotográficas. Apesar de sua sofisticação, o trabalho expressa essa característica.

As possibilidades visuais para interpretar as diferentes experiências e memórias que uma pessoa tem de praias foi o ponto de partida deste projeto. Das paisagens iniciais às visões mais intimistas, beirando a abstração, descobrí uma temática rica e visualmente gratificante.

O aspecto grandioso do assunto foi um estímulo para mim, pois contrasta com nossa pequenez em relação à natureza. O fato de o homem estar quase sempre ausente é intencional. Quando sua presença é notada, ela se dá de maneira secundária ou se funde com a paisagem. Acredito que uma imagem bonita e a reflexão sobre ela ajudam a criar uma crítica mais forte, apesar de subliminar.

Este trabalho levou dez anos para ficar pronto. Fotografei praias onde estive durante este tempo: Polinésia Francesa, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Aruba, Flórida, Praia do Forte, Litoral de São Paulo, Litoral do Rio Grande do Sul, Ushuaia. Com a definição do suporte considerado ideal, encaminhei a complementação do trabalho.

As fotos foram feitas com filmes p&b 35mm. Digitalização e manipulação foram usadas para obter um aspecto que seria possível com técnicas rudimentares do processo fotográfico, altamente poluentes. Foram impressas em papel de algodão com tintas de longa permanência, em tiragem de seis, mais uma prova do artista.

Resultado da parceria entre dconcept-escritorio de arte e Zona D as fotos de Rogério Medeiros podem ser vistas na loja de Gabriel Monteiro da Silva, 783.